terça-feira, 8 de julho de 2014

REPERCUSSÃO: Reportagem sobre estiagem é base para trabalho em sala

Alunos se identificam com a reportagem que relata os prejuízos na agricultura devido a estiagem
Cíntia Synderski e Colégio Estadual de Rio do Couro

O jornal representa mais um entre tantos recursos que o professor tem disponíveis em sala de aula. Pode ser utilizado gerando informações que poderão promover a aprendizagem e favorecer o desenvolvimento crítico e cognitivo dos aprendizes.
A leitura é uma construção ativa, pois é no processo de interação entre escrita e leitura que o texto é construído. O leitor é um co-autor que vai se identificar com o texto e dialogar com o mesmo. Sendo assim, os alunos do 6º ano A do Colégio Estadual de Rio do Couro, a partir da leitura do jornal na disciplina de língua portuguesa sob a orientação da professora Adriana Cristina Burnat Cardoso, logo se identificaram com a reportagem "Estiagem pode prejudicar safra", publicada na edição nº 1994 de 21 de fevereiro de 2014. Essa identificação se deu por ser uma realidade vivida pelos mesmos: o prejuízo na agricultura.
Os alunos levantaram questões sobre o tema, e a partir disso, produziram ilustrações, tirinhas e poemas. Entre essas atividades a que ganhou destaque foi o poema produzido em conjunto.
Também com essa reportagem os alunos fizeram comparações de valores da safra atual com a anterior construindo gráficos e tabelas na disciplina de matemática sendo orientados pela professora Camila Rocha dos Santos.
Outras atividades também foram desenvolvidas como pelo professor Cassio Samoel de França na disciplina de Arte, que trabalhou com os alunos a elaboração de frases, charges, piadas, trocadilhos e ilustrações, satirizando alguns acontecimentos e eventos descritos no jornal, formando assim cidadãos críticos e reflexivos acerca de cada informação.
Já na disciplina de Geografia, o professor Luciano Hekavei pode mostrar e explicar aos alunos o resultado positivo de um loteamento planejado que seria com rede de esgoto, água, luz e pavimentação e as consequências de um não planejado, ressaltando desde a falta de água - que atualmente é normal em alguns pontos da cidade de Irati - assim como asfalto e esgoto.
A equipe do Colégio Estadual de Rio do Couro enfatiza que desenvolver o hábito da leitura é primordial nos dias atuais para a contribuição e ampliação da visão de mundo. Os envolvidos afirmam que o trabalho com o jornal é muito produtivo, pois além de todos terem a oportunidade de informar-se sobre os acontecimentos da cidade e região, realizaram atividades que possibilitam desenvolver a criatividade e criticidade através da leitura do conteúdo das reportagens. A utilização das informações do jornal torna a aula mais dinâmica e participativa, favorecendo o debate e a troca de opinião, tirando o aluno da posição de receptor inativo de novas informações para um sujeito mais ativo inserindo-o em um grupo social e da realidade que o cerca.



A leitura do jornal é o primeiro passo das atividades

Foto: Colégio Estadual de Rio do Couro

Leitura ao ar livre
Foto: Colégio Estadual de Rio do Couro

Nenhum comentário:

Postar um comentário