Alunos se identificam com a reportagem que relata os prejuízos na agricultura devido a estiagem
Cíntia Synderski e Colégio
Estadual de Rio do Couro
O jornal
representa mais um entre tantos recursos que o professor tem disponíveis em
sala de aula. Pode ser utilizado gerando informações que poderão promover a
aprendizagem e favorecer o desenvolvimento crítico e cognitivo dos aprendizes.
A leitura é
uma construção ativa, pois é no processo de interação entre escrita e leitura
que o texto é construído. O leitor é um co-autor que vai se identificar com o
texto e dialogar com o mesmo. Sendo assim, os alunos do 6º ano A do Colégio
Estadual de Rio do Couro, a partir da leitura do jornal na disciplina de língua
portuguesa sob a orientação da professora Adriana Cristina Burnat Cardoso, logo
se identificaram com a reportagem "Estiagem pode prejudicar safra",
publicada na edição nº 1994 de 21 de fevereiro de 2014. Essa identificação se
deu por ser uma realidade vivida pelos mesmos: o prejuízo na agricultura.
Os alunos
levantaram questões sobre o tema, e a partir disso, produziram ilustrações,
tirinhas e poemas. Entre essas atividades a que ganhou destaque foi o poema
produzido em conjunto.
Também com
essa reportagem os alunos fizeram comparações de valores da safra atual com a
anterior construindo gráficos e tabelas na disciplina de matemática sendo
orientados pela professora Camila Rocha dos Santos.
Outras
atividades também foram desenvolvidas como pelo professor Cassio Samoel de
França na disciplina de Arte, que trabalhou com os alunos a elaboração de
frases, charges, piadas, trocadilhos e ilustrações, satirizando alguns
acontecimentos e eventos descritos no jornal, formando assim cidadãos críticos
e reflexivos acerca de cada informação.
Já na
disciplina de Geografia, o professor Luciano Hekavei pode mostrar e explicar
aos alunos o resultado positivo de um loteamento planejado que seria com rede
de esgoto, água, luz e pavimentação e as consequências de um não planejado,
ressaltando desde a falta de água - que atualmente é normal em alguns pontos da
cidade de Irati - assim como asfalto e esgoto.
A equipe do
Colégio Estadual de Rio do Couro enfatiza que desenvolver o hábito da leitura é
primordial nos dias atuais para a contribuição e ampliação da visão de mundo.
Os envolvidos afirmam que o trabalho com o jornal é muito produtivo, pois além
de todos terem a oportunidade de informar-se sobre os acontecimentos da cidade
e região, realizaram atividades que possibilitam desenvolver a criatividade e
criticidade através da leitura do conteúdo das reportagens. A utilização das informações
do jornal torna a aula mais dinâmica e participativa, favorecendo o debate e a
troca de opinião, tirando o aluno da posição de receptor inativo de novas
informações para um sujeito mais ativo inserindo-o em um grupo social e da
realidade que o cerca.
A leitura do jornal é o primeiro
passo das atividades
Foto: Colégio Estadual de Rio do Couro
Leitura ao ar livre
Foto: Colégio Estadual de Rio do Couro
Nenhum comentário:
Postar um comentário