sábado, 19 de julho de 2014

PREOCUPAÇÃO: Violência preocupa a população e gera debates na escola

Cíntia Synderski e Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira

A ocorrência de casos recentes de violência em Irati, que deixaram todo comunidade  apreensiva e sensibilizada, levou as turmas do 6º ano do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira a discutirem sobre o tema que foi abordado nas edições nº 2002 do dia 26 de março de 2014 e a de nº 2004 do dia 02 de abril de 2014, do jornal Folha de Irati. Essas edições trataram da violência sofrida pelo jovem Juziel Marcos Remes de Andrade que era aluno do Colégio.
Além da leitura dos jornais, o debate contou com a presença do sargento Valdemar Barankieviski, da Patrula Escolar que conversou com as turmas do 6º ano sobre vários assuntos relacionados à violência, como bullying, preconceito, agressões físicas e psicológicas, entre outros.
Após a palestra, a professora da disciplina de Língua Portuguesa, Eliana Aparecida Pacheco, com a colaboração da professora Juirce Kosinski e das orientadoras Gisele Simone Kovalski Primom e Alice Américo da Silva, solicitou aos alunos que elaborassem diversas tipos de textos como fábulas, narrações, dissertações, poesias, desenhos que servissem de base à conscientização de todos, para que sempre prezem pela tolerância, gentileza e educação que são valores essenciais para a vida em sociedade.
Também foi sugerida a produção de Haicais que abordassem o tema paz. Essa atividade veio ao encontro de conteúdo já abordado em sala em função da participação dos discentes no concurso mundial de Haicai.
Os professores destacam que as atividades foram produtivas e positivas, pois levaram os alunos a refletirem sobre seus próprios comportamentos e atitudes em relação ao próximo, percebendo assim, valores fundamentais para que todos possam conviver de forma harmoniosa, numa sociedade que busca, acima de tudo, a paz e a justiça.



 Alunos confeccionaram desenhos sobre o tema
Foto: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira


 Os alunos escreveram textos com o objetivo de conscientizar à todos sobre a violência
Foto: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira


 Leitura das matérias foi um dos momentos da atividade

Foto: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira


 Palestra com o Sargento Valdemar, da Patrulha Escolar
Foto: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário