quarta-feira, 23 de julho de 2014

DEBATE: Atividade objetiva a prevenção da violência

Cíntia Synderski e Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta

Permitir o contato dos alunos com o jornal, além de oportunizar ao professor uma importante ferramenta de promoção da leitura e desenvolvimento da escrita. Diante desta base, foram realizadas atividades educativas vinculadas ao projeto Folha na Escola  na escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta. Os alunos do 5º ano, orientados pela professora Rosiane Ribeiro dos Santos e utilizando o jornal em sala, desenvolveram uma atividade através da reportagem "Adolescente desaparecido é encontrado morto", publicada na edição de 26 de março de 2014, realizando uma campanha educativa no ambiente escolar contra a violência.
As atividades relacionadas a campanha, resultaram na produção coletiva de um poema em sala, sendo este declamado pelos alunos aos alunos das outras séries, além da  confecção de cartazes com frases que refutavam qualquer tipo de violência. Outra atividade desenvolvida em sala, foi a produção de uma crônica com base em uma reportagem do jornal escolhida pelo aluno, sendo realizada também a discussão sobre o  assunto abordado na reportagem escolhida.
O trabalho desenvolvido com os alunos teve o objetivo de coibir qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal, conscientizando-os da importância dos valores como respeito, solidariedade, educação, entre outros. Até o momento, a atividade posta em prática na escola tem se mostrado muito importante, pois são ações que visam a formação do aluno como cidadão.
A professora destaca que sendo o jornal um veículo que abrange diferentes gêneros textuais, ele se mostra uma ferramenta útil ao conhecimento, sobretudo a respeito das questões ligadas a sociedade em que o aluno vive. Gradativamente a criança ao tomar conhecimento dessas questões desenvolve o senso crítico ao se posicionar diante dos assuntos veiculados no jornal.  Rosiane ressalta ainda que o contato que os alunos têm com o jornal desmistifica a crença de que o jornal é exclusivo ao público adulto. 

 Leitura e debate fizeram parte da atividade
Foto: Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta


 O resultado foi apresentado as demais turmas da escola

Foto: Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta


Texto produzido pelos alunos
Foto: Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta


Nenhum comentário:

Postar um comentário