quinta-feira, 3 de julho de 2014

PIO XII: Atividades do 'Folha na Escola' em ritmo de Carnaval


Cíntia Synderski e Escola Estadual Pio XII

Em virtude da proximidade do carnaval, os professores da Escola Estadual Pio XII realizaram um trabalho interdisciplinar com os 6º anos aproveitando a festa popular em questão, resgatando um pouco de suas origens, que foram importantes tanto para a literatura oral como para a arte teatral.
Com base na notícia 'Bateria Tobias Leandro terá samba-enredo neste Carnaval',  publicada no Jornal Folha de Irati nº 1993 do dia 19 de fevereiro, as professoras de Língua Portuguesa Luciana Schneider e Salete Franczak iniciaram o trabalho a partir da leitura da notícia, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a letra do samba-enredo que foi tocada no carnaval de Irati.
Na sequência, foram trabalhadas algumas marchinhas carnavalescas, com análise de letra, rimas e figuras de linguagem. Os alunos assistiram vídeos na TV pen drive e puderam cantar e ampliar seu repertório. O livro de português Singular & Plural, da Editora Moderna, adotado pela escola, também foi utilizado para enriquecer a atividade através de textos abordando essa temática, além de um resgate histórico sobre algumas personagens típicas dessa festa, como o Pierrô, Arlequim e a Colombina. Esses textos foram lidos e também trabalhados em sala. Além do livro, o  texto 'Aula de Carnaval' de Ricardo Azevedo também embasou as atividades.
Na aula de Arte, sob orientação da Profª Rosana Malanski foram confeccionadas máscaras para o carnaval, utilizando materiais diversos  e contextualizando a finalidade da máscara na representação teatral. Foi comentado sobre a Commedia Dell'Arte, na qual as cenas eram improvisadas, os personagens eram fixos e muitos atores viviam seus papéis até a morte. Também foi feito um mural na escola contendo um pouco da história e de marchinhas carnavalescas.
Já na disciplina de História, a Profª Joseli Pabis trabalhou a história do carnaval, mais especificamente as festas do Brasil República em 1889, as quais eram vistas com preconceito pela sociedade elitizada da época. Na sequência os alunos foram questionados sobre as festas de carnaval de hoje em dia e como são realizadas, quais as músicas que fazem parte do repertório, as fantasias, entre outros aspectos.
A atividade proposta aos alunos foi a realização de uma entrevista com os pais ou avós sobre o carnaval de Irati na época da sua adolescência, levantando algumas informações e fotos de bailes de carnaval desse período. Na aula seguinte, foi feita a socialização dos relatos orais comparando com  as mudanças e as permanências dessa festa popular.
Como encerramento das atividades foi organizado um "baile" de Carnaval no qual os alunos tiveram a oportunidade de usar as máscaras por eles confeccionadas, de pular as marchinhas e participar do Concurso de Fantasias promovido pela escola, com direito a premiação.
Foi um trabalho interdisciplinar muito enriquecedor, no qual tanto os professores como os alunos se envolveram mostrando que é possível sim um diálogo entre as disciplinas tornando o aprendizado mais significativo para o aluno.


Baile de Carnaval foi uma das atividades desenvolvidas pela escola

Foto: Escola Estadual Pio XII

Nenhum comentário:

Postar um comentário