quarta-feira, 9 de julho de 2014

ATIVIDADE: Agricultura em pauta na escola

Cíntia Synderski e Colégio Estadual Gonçalves Júnior

            Participando pelo segundo ano do projeto Folha na Escola, os alunos do 6º Ano do Colégio Estadual Gonçalves Júnior trabalharam no início do ano uma proposta interdisciplinar, explorando questões e temas variados no colégio e também levaram o exemplar para casa com intuito de compartilhar e até mesmo incentivar a leitura em seus familiares. Esse trabalho inicial consistiu em aproximar os alunos do jornal, estimulando-os a leitura e levando-os a refletir sobre os mais variados temas.
            Posteriormente, cada professor trabalhou em sua disciplina com os exemplares utilizando diversas notícias e reportagens. A matéria "Soja pode sofrer queda por pouca chuva no início do ano", da edição nº 1994, de 21 de fevereiro, foi muito comentada por todos, por ser um assunto que afeta diretamente os alunos, filhos de pequenos agricultores, entre eles muitos filhos de produtores de soja e outros que acompanham a movimentação da safra 2014.
Todos os professores acrescentaram em seu plano de trabalho o tema para discussão e aprofundamento dos conhecimentos. Foram desenvolvidas várias atividades em todas as disciplinas. Nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Eliane Ianiski  propôs entrevistas com os pais sobre questões relacionadas à produção no distrito de Gonçalves Júnior, resultando em textos interessantes e informativos. Além de abordar o tema, a professora trabalhou com gêneros textuais, destacando suas características e funções.  Ressalta-se aqui a contribuição dos pais com ricas informações a respeito das dificuldades que vem enfrentando devido às adversidades do clima que atrapalhou o plantio, o desenvolvimento e colheita da soja.
Outro destaque foi a condições das estradas, que dificulta o transporte causando transtornos no momento da retirada do produto das lavouras, como também as precárias condições  de tráfego na estrada Gonçalves Júnior/Irati.
Na disciplina de História, a professora Elisete Maria Stepka fez o resgate histórico de ferramentas e máquinas agrícolas utilizadas ao longo da história do distrito e comunidades vizinhas, enfatizando que a tecnologia trouxe enormes benefícios para o desenvolvimento, aumento e qualidade da produção dos diferentes produtos, especialmente da soja. A professora e alunos debateram sobre a produção do grão, focando na evolução das máquinas agrícolas. Os alunos buscaram fontes históricas com seus familiares, fotografaram e trouxeram para sala de aula e com o auxílio do data show puderam acompanhar as mudanças ocorridas na produção de alimentos no campo.
A professora de Geografia, Silnéia Van Der Waal, fez um trabalho com gráficos, onde os alunos trouxeram para sala de aula os números pesquisados junto a seus familiares sobre as principais culturas na comunidade. Na interpretação dos gráficos, foi discutido sobre a estiagem, aproveitando para trabalhar as questões ambientais e climáticas da região.
O professor Kleber Giuliano Bortolotti enfatizou, na disciplina de Educação Física, o valor nutritivo da soja, onde fez-se um levantamento dos produtos derivados da soja e o seu valor calórico ressaltando a importância desta leguminosa para a saúde.
A professora Neuza Brandalize Wagner, na disciplina de Ciências, trabalhou diversos conteúdos, priorizando a discussão sobre as propriedades benéficas da soja para o desenvolvimento saudável do corpo.
Na disciplina de Matemática, o Professor Michel Adriano França, buscou direcionar seu trabalho sobre a média de produção por hectare, trabalhando com os alunos  as medidas agrárias, oportunizando uma reflexão da importância da matemática na  produção agrícola.
Já na disciplina de Arte, o professor Cássio Samuel de França buscou ilustrar o relevo da região, discutindo as formas planas que facilitam a produção e uso de colhedeiras. "Todos os alunos do 6º Ano participaram e temos a destacar apenas pontos positivos dessa parceria entre mídia e educação", enfatizaram os docentes.
            A equipe pedagógica e administrativa considera que o trabalho realizado no colégio oportunizou de forma interdisciplinar o aprofundamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. A pedagoga do Ensino Fundamental, Rosangela dos Santos, coordenou os trabalhos desenvolvidos e destacou a criatividade e empolgação dos envolvidos. Da mesma forma, a pedagoga do período noturno, Simone Bianco, também auxiliou nos trabalhos e evidenciou a importância das ações desenvolvidas. A secretária do colégio Maria Fernanda Novak, os agentes educacionais Romildo  Wagner, Inês Stepka e Marcia Demski, também destacaram a importância do tema abordado por ser uma realidade próxima dos alunos e da instituição. A diretora do colégio, Iranice Bankersen frisou a importância da leitura crítica dos textos, da relevância do projeto desenvolvido pelo jornal, das possibilidades de ampliação dos conhecimentos, do tema trabalhado. Colocou ainda que a Educação do Campo procura discutir a realidade do homem do campo com o objetivo de auxiliar nas transformações sociais necessárias, para que as políticas públicas sejam eficientes e garantam os direitos de produção com qualidade de vida.



Professores e alunos realizam a leitura do jornal em sala

Foto:Colégio Estadual Gonçalves Júnior


Vários trabalhos foram realizado a partir de reportagem sobre a soja
Foto: Colégio Estadual Gonçalves Júnior

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