Cíntia Synderski e Colégio
Estadual Gonçalves Júnior
Participando
pelo segundo ano do projeto Folha na Escola, os alunos do 6º Ano do Colégio
Estadual Gonçalves Júnior trabalharam no início do ano uma proposta
interdisciplinar, explorando questões e temas variados no colégio e também
levaram o exemplar para casa com intuito de compartilhar e até mesmo incentivar
a leitura em seus familiares. Esse trabalho inicial consistiu em aproximar os
alunos do jornal, estimulando-os a leitura e levando-os a refletir sobre os
mais variados temas.
Posteriormente,
cada professor trabalhou em sua disciplina com os exemplares utilizando
diversas notícias e reportagens. A matéria "Soja pode sofrer queda por
pouca chuva no início do ano", da edição nº 1994, de 21 de fevereiro, foi
muito comentada por todos, por ser um assunto que afeta diretamente os alunos,
filhos de pequenos agricultores, entre eles muitos filhos de produtores de soja
e outros que acompanham a movimentação da safra 2014.
Todos os
professores acrescentaram em seu plano de trabalho o tema para discussão e
aprofundamento dos conhecimentos. Foram desenvolvidas várias atividades em
todas as disciplinas. Nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Eliane
Ianiski propôs entrevistas com os pais
sobre questões relacionadas à produção no distrito de Gonçalves Júnior,
resultando em textos interessantes e informativos. Além de abordar o tema, a
professora trabalhou com gêneros textuais, destacando suas características e
funções. Ressalta-se aqui a contribuição
dos pais com ricas informações a respeito das dificuldades que vem enfrentando
devido às adversidades do clima que atrapalhou o plantio, o desenvolvimento e
colheita da soja.
Outro destaque
foi a condições das estradas, que dificulta o transporte causando transtornos
no momento da retirada do produto das lavouras, como também as precárias
condições de tráfego na estrada
Gonçalves Júnior/Irati.
Na disciplina
de História, a professora Elisete Maria Stepka fez o resgate histórico de
ferramentas e máquinas agrícolas utilizadas ao longo da história do distrito e
comunidades vizinhas, enfatizando que a tecnologia trouxe enormes benefícios
para o desenvolvimento, aumento e qualidade da produção dos diferentes
produtos, especialmente da soja. A professora e alunos debateram sobre a
produção do grão, focando na evolução das máquinas agrícolas. Os alunos
buscaram fontes históricas com seus familiares, fotografaram e trouxeram para
sala de aula e com o auxílio do data show puderam acompanhar as mudanças
ocorridas na produção de alimentos no campo.
A professora
de Geografia, Silnéia Van Der Waal, fez um trabalho com gráficos, onde os
alunos trouxeram para sala de aula os números pesquisados junto a seus
familiares sobre as principais culturas na comunidade. Na interpretação dos
gráficos, foi discutido sobre a estiagem, aproveitando para trabalhar as
questões ambientais e climáticas da região.
O professor
Kleber Giuliano Bortolotti enfatizou, na disciplina de Educação Física, o valor
nutritivo da soja, onde fez-se um levantamento dos produtos derivados da soja e
o seu valor calórico ressaltando a importância desta leguminosa para a saúde.
A professora
Neuza Brandalize Wagner, na disciplina de Ciências, trabalhou diversos
conteúdos, priorizando a discussão sobre as propriedades benéficas da soja para
o desenvolvimento saudável do corpo.
Na disciplina
de Matemática, o Professor Michel Adriano França, buscou direcionar seu
trabalho sobre a média de produção por hectare, trabalhando com os alunos as medidas agrárias, oportunizando uma
reflexão da importância da matemática na
produção agrícola.
Já na
disciplina de Arte, o professor Cássio Samuel de França buscou ilustrar o
relevo da região, discutindo as formas planas que facilitam a produção e uso de
colhedeiras. "Todos os alunos do 6º Ano participaram e temos a destacar
apenas pontos positivos dessa parceria entre mídia e educação",
enfatizaram os docentes.
A
equipe pedagógica e administrativa considera que o trabalho realizado no
colégio oportunizou de forma interdisciplinar o aprofundamento dos
conhecimentos de todos os envolvidos. A pedagoga do Ensino Fundamental,
Rosangela dos Santos, coordenou os trabalhos desenvolvidos e destacou a
criatividade e empolgação dos envolvidos. Da mesma forma, a pedagoga do período
noturno, Simone Bianco, também auxiliou nos trabalhos e evidenciou a
importância das ações desenvolvidas. A secretária do colégio Maria Fernanda
Novak, os agentes educacionais Romildo Wagner,
Inês Stepka e Marcia Demski, também destacaram a importância do tema abordado
por ser uma realidade próxima dos alunos e da instituição. A diretora do
colégio, Iranice Bankersen frisou a importância da leitura crítica dos textos,
da relevância do projeto desenvolvido pelo jornal, das possibilidades de
ampliação dos conhecimentos, do tema trabalhado. Colocou ainda que a Educação
do Campo procura discutir a realidade do homem do campo com o objetivo de
auxiliar nas transformações sociais necessárias, para que as políticas públicas
sejam eficientes e garantam os direitos de produção com qualidade de vida.
Professores e alunos realizam a leitura do jornal em sala
Foto:Colégio Estadual Gonçalves Júnior
Vários trabalhos foram realizado
a partir de reportagem sobre a soja
Foto: Colégio Estadual Gonçalves
Júnior
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