segunda-feira, 21 de julho de 2014

AÇÃO: Alunos buscam informação sobre a vacina HPV

Cíntia Synderski e Colégio Estadual João Negrão Júnior

O hábito de realizar a leitura de jornais em sala de aula vem se mostrando uma prática interessante para os alunos. Um exemplo disso foi o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual João Negrão Júnior, do município de Teixeira Soares.
A professora Sonia Regina Lascoski, da disciplina de Língua Portuguesa, através do uso do jornal nos 6º Anos, oportunizou aos alunos um novo jeito de pensar e agir por meio da manipulação do impresso em sala de aula.
            Entre as matérias que mais chamaram a atenção dos alunos, sendo debatida em sala, foi a reportagem publicada na edição nº 1997, de 07 de março, intitulada ' Vacinação contra o HPV começa neste mês'. Muitas perguntas e questionamentos surgiram depois da leitura da matéria.
            Dentro dessa temática, o enfermeiro Janildo André da Conceição, da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira Soares, realizou uma pequena palestra no Colégio para esclarecer dúvidas das alunas sobre o tema estudado em sala de aula. Na semana seguinte, a vacinação foi iniciada pelas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde a todas as alunas que atendem aos requisitos, receberam a vacina.
            Outra reportagem também chamou a atenção dos alunos. Publicada na edição nº 2005 de 04 de abril, a matéria trouxe a baixa porcentagem de vacinação atingida pelo município de Teixeira Soares em relação aos outros municípios. Como forma de trabalho, foram confeccionados cartazes sobre a importância da vacina e também como incentivo as meninas que até então não haviam tomado a vacina.
            Para finalizar a atividade na disciplina de Língua Portuguesa foi confeccionado um texto para enriquecer e também demonstrar que o aluno está inteirado com a realidade social, cotidiana e acompanhamento de assuntos jornalísticos da região.
Nas aulas de Geografia na turma do 6º Ano B, a professora Cândida Lúcia Barbosa, no decorrer das semanas, coletou em parceria com os alunos, reportagens sobre a vacina HPV em várias edições que abordavam o tema. As reportagens eram lidas e separadas. O trabalho final foi a elaboração de gráficos demonstrando a quantidade de meninas que foram vacinadas na região Centro Sul do Paraná. Após a confecção destes gráficos, comparou-se os resultados do Paraná com outros estados do Sul do Brasil. O que mais chamou a atenção dos estudantes, foi o fato de uma das cidades do Centro Sul ter alcançado uma média acima de 100%, sendo este um resultado excelente. 
Todos os alunos participaram dessa atividade, demonstrando interesse no assunto e da mesma forma obtendo um crescimento informativo sobre o tema abordado.
            Os professores ressaltam que o uso do jornal na Escola, atende também o que pressupõe as Diretrizes Curriculares Estaduais, pois as diversas matérias que compõem o jornal servem de base para o desenvolvimento da leitura, interpretação, reflexão, melhora da ortografia, crítica, além de oportunizar aos alunos a inserção no mundo através de uma "janela de papel".
Através dele, permite-se também nortear novos leitores a chance de acesso ao jornal, pois muitos alunos não têm acesso ao impresso e a prática da leitura, sendo este um estímulo a uma leitura mais prazerosa, através do manuseio de jornais do dia. Essa ferramenta aproxima os alunos da realidade e dos problemas sociais propiciando debates e com isso a formação de cidadãos críticos e bem informados.


 As atividades foram realizadas nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa
Foto: Colégio Estadual João Negrão Júnior 


 Leitura e discussão fizeram parte da atividade
Foto: Colégio Estadual João Negrão Júnior


Enfermeiro Janildo André da Conceição realizou uma palestra para 
esclarecer dúvidas sobre a vacina contra o HPV
Foto: Colégio Estadual João Negrão Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário