quarta-feira, 16 de julho de 2014

CHARGE: Alunos utilizam linguagem não-verbal em sala

Cíntia Synderski e Escola Estadual Antonio Lopes Júnior

Diante das várias leituras e tipos de linguagem que o jornal traz, os alunos do 6º ano A e 6º B da Escola Estadual Antonio Lopes Júnior, juntamente com a professora Regina Larocca, responsável pela disciplina de História, analisaram a Foto Flagra publicada no jornal Folha de Irati na edição nº 2005 do dia 04 de abril, na editoria Folha Opinião.
A atividade consistiu primeiramente na divisão da turma em grupos e a realização da leitura do jornal. A professora Regina trouxe também outros materiais que auxiliaram na reflexão do tema e também colaborou para que os alunos compreendessem o valor e a importância de espaços como o foto flagra e também a utilização de charges.
Como a foto trabalhada continha uma crítica à administração municipal, a atividade de reflexão foi além, onde os alunos foram indagados a pensar caso fossem o prefeito da cidade, qual poderia ser a resolução para o problema. Essa parte da atividade foi também orientada por diversas perguntas realizadas para os alunos. Os estudantes analisaram e produziram conteúdos a partir dessa análise e reflexão como textos e charges, e os mesmos foram colocados em um mural.
A partir do trabalho com as charges e indo de encontro a um trabalho de resgate cultural realizado pela escola, as professoras Nayra Hlatke e Rosilene Ales das disciplinas de Arte e Matemática, realizaram um trabalho de resgate católico religioso através da utilização dos símbolos pascais, evidenciando quais são esses símbolos e o que representam. Um painel foi montado, aproveitando a época da Páscoa, com os símbolos e frases relacionados à essa época do ano.

Uso de charges
As charges são utilizadas para satirizar algum acontecimento politico promovendo sempre uma reflexão, alinhadas com o humor. As charges, assim como as tirinhas, as propagandas e os quadrinhos, são ótimas opções para o professor trabalhar o texto não-verbal, ou seja, aqueles que tem como base a imagem visual; e também o texto verbal e não verbal, este último que tem o texto e a imagem como principais componentes e servem como ponto de partida para a interpretação ou leitura do mesmo. Vale ressaltar ainda, que esses recursos também são extremamente atrativos para os estudantes.


 Estudantes do 6º ano
Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior

 Mural traz as reflexões sobre materiais da Folha Opinião
Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior

Matéria utilizada para atividade é reproduzida e integra mural dos alunos

Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário