Cíntia Synderski e Escola Estadual Antonio Lopes Júnior
Diante das várias leituras e
tipos de linguagem que o jornal traz, os alunos do 6º ano A e 6º B da Escola
Estadual Antonio Lopes Júnior, juntamente com a professora Regina Larocca,
responsável pela disciplina de História, analisaram a Foto Flagra publicada no
jornal Folha de Irati na edição nº 2005 do dia 04 de abril, na editoria Folha
Opinião.
A atividade consistiu
primeiramente na divisão da turma em grupos e a realização da leitura do
jornal. A professora Regina trouxe também outros materiais que auxiliaram na
reflexão do tema e também colaborou para que os alunos compreendessem o valor e
a importância de espaços como o foto flagra e também a utilização de charges.
Como a foto trabalhada continha
uma crítica à administração municipal, a atividade de reflexão foi além, onde
os alunos foram indagados a pensar caso fossem o prefeito da cidade, qual
poderia ser a resolução para o problema. Essa parte da atividade foi também
orientada por diversas perguntas realizadas para os alunos. Os estudantes
analisaram e produziram conteúdos a partir dessa análise e reflexão como textos
e charges, e os mesmos foram colocados em um mural.
A partir do trabalho com as
charges e indo de encontro a um trabalho de resgate cultural realizado pela
escola, as professoras Nayra Hlatke e Rosilene Ales das disciplinas de Arte e
Matemática, realizaram um trabalho de resgate católico religioso através da
utilização dos símbolos pascais, evidenciando quais são esses símbolos e o que
representam. Um painel foi montado, aproveitando a época da Páscoa, com os
símbolos e frases relacionados à essa época do ano.
Uso de charges
As charges são utilizadas para
satirizar algum acontecimento politico promovendo sempre uma reflexão,
alinhadas com o humor. As charges, assim como as tirinhas, as propagandas e os
quadrinhos, são ótimas opções para o professor trabalhar o texto não-verbal, ou
seja, aqueles que tem como base a imagem visual; e também o texto verbal e não
verbal, este último que tem o texto e a imagem como principais componentes e
servem como ponto de partida para a interpretação ou leitura do mesmo. Vale
ressaltar ainda, que esses recursos também são extremamente atrativos para os
estudantes.
Estudantes do 6º ano
Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior
Mural traz as reflexões sobre materiais da Folha Opinião
Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior
Matéria utilizada para atividade é reproduzida e integra
mural dos alunos
Foto: Escola Estadual Antonio Lopes Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário