sexta-feira, 4 de julho de 2014

EDUCAÇÃO: Conhecendo o poeta paranaense Paulo Leminski

Cíntia Synderski e Colégio Estadual João XXIII

            Utilizando a edição nº 1995 do Jornal Folha de Irati, a professora Iraci Knesebeck Fogaça, da disciplina de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual João XXIII, realizou com o 6º ano A, um trabalho com o objetivo de permitir que os alunos conheça a biografia do autor Paulo Leminski e percebam a sua importância na literatura paranaense.
            O início das atividades foi marcado pela leitura da reportagem "Paulo Leminski: um poeta paranaense", publicada na edição do dia 26 de fevereiro. Após a leitura, a professora fez mais comentários sobre o poeta e sua importância para a literatura com o objetivo de provocar no aluno a necessidade de ler, ajudando-o a descobrir as diversas utilidades da leitura como forma de aprendizagem significativa, bem com ler e conhecer os poemas de Paulo Leminski.
            A professora Iraci realizou ainda uma roda de leitura de poemas de Leminski, destacando a maneira única e pessoal do poeta de ver o mundo que o cercava e recriá-lo por meio de palavras, buscando explorar os significados para produzir novos sentidos.
            Com a leitura dos poemas, foi ressaltada a sonoridade e o ritmo que os textos do autor possuem, levando os alunos a refletirem sobre o valor estético deles, bem como perceber os recursos da linguagem poética.
            Outra atividade, foi onde cada aluno escolheu um dos poemas da roda da leitura para reproduzi-lo em folha A4 e ilustrá-lo. Na sequência, montou-se uma exposição com a biografia do autor e alguns poemas de Paulo Leminski.
            A professora destaca que os alunos demonstraram interesse pela leitura da reportagem, assim como pelos poemas do autor.

Parte das atividades consistiu em aproximar os alunos das obras do poeta Paulo Leminski
Foto:Colégio Estadual João XXIII 


Exposição feita pelos alunos sobre a vida e obra de Leminski
Foto: Colégio Estadual João XXIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário