sexta-feira, 25 de julho de 2014

PREVENÇÃO: Cuidados com a saúde e alimentação mobilizam escola


Em um clima de muito interesse e descontração, alunos aprendem se divertindo.
Cíntia Synderski  e Escola Rural Municipal São Miguel de Itapará

Sabendo que o aluno leva muito do que aprende no ambiente escolar  para sua vida, a reportagem sobre alimentação nas escolas, publicada na edição nº 2005, de 04 de abril, da Folha de Irati, inspirou os alunos da Escola Rural Municipal São Miguel de Itapará a trabalhar  sobre o  assunto. Sob a orientação da professora Augusta Voziniak.
O tema que é muito discutido nos dias atuais e entre os objetivos da atividade estava o de estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudável e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância.
O trabalho começou a ser realizado com os alunos do 5º ano, mas devido a importância do tema, acabou envolvendo toda a Escola e os pais dos alunos.
O tema escolhido permitiu que um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História, Artes e Educação Física, fosse desenvolvido.
O objetivo das atividades realizadas na disciplina de Educação Física, foi a de que o aluno sentisse sua musculatura, pele, ossos e percebesse  que um corpo saudável se forma pela alimentação e que músculos, pele, ossos são fortalecidos em função de substâncias retiradas dos alimentos. Nesta mesma disciplina, foram discutidos os problemas da desnutrição, problemas de visão, de pele, entre outros, assim como os benefícios que a alimentação correta,  aliada a atividades físicas, trazem à nossa saúde. Como complemento a discussão, os alunos coreografaram e dançaram algumas músicas.
Na disciplina de Geografia, foi comentado sobre o tipo de clima e solo adequados para a produção de determinados alimentos. Dentro desta disciplina foi utilizado o Mapa Mundi, onde os alunos relacionaram os alimentos com seu país de origem, criando legendas, verificando a que continentes pertencem e quais os oceanos que circundam esses continentes
Na disciplina de História, foram realizadas pesquisas, leituras e rodas de conversas sobre a história e  curiosidades a respeito de alguns alimentos e plantas medicinais. Já em Ciências, vídeos sobre alimentação, bulimia, anorexia e aparelho digestivo foram assistidos e debatidos e em seguida, foram estudadas as propriedades e funções dos alimentos. Foi confeccionada a pirâmide alimentar e com base em pesquisas, leituras e recortes, foi montado um mural no lado externo da sala, abordando diversos assuntos ligados a alimentação, permitindo que o máximo de pessoas lessem as informações contidas ali.
Em Língua Portuguesa também foram realizadas pesquisas, leituras, debates, sendo realizadas a construção de frases, poemas individuais e coletivos,  histórias em quadrinhos, confecção de livrinhos sobre plantas medicinais e um jogral sobre os alimentos e suas propriedades.
Dentro da disciplina de Matemática foram desenvolvidas atividades usando o sistema monetário, frações, unidades de medidas, entre outros.
A professora ressalta que embora todas as atividades tenham sido importantes, o que mais empolgou a todos foi o teatro feito pelos alunos que acabou envolvendo toda a escola, e que além disso, permitiu que os alunos aprendessem muito, de forma prazerosa e eficiente, levando assim para toda a vida o que aprenderam com o projeto.


Dicas para uma vida saudável

Meus queridos amiguinhos
Prestem muita atenção
No que lhes digo agora
Sobre alimentação

Esqueça os salgadinhos
Doces, coca- cola
Coma frutas e verduras
Ideais a toda hora

Se quiser viver saudável
E também por muito tempo,
Alimente-se direito
Não viva de vento




 A montagem do cenário foi responsabilidade dos alunos. 
Na foto, a diretora prestigia o trabalho dos estudantes
Escola Rural Municipal São Miguel De Itapará


 Teatro encerrou as atividades
Escola Rural Municipal São Miguel De Itapará


Depois do teatro, alunos posam para foto junto com a professora
Escola Rural Municipal São Miguel De Itapará


Alunas acompanhadas da professora, finalizam os livros sobre plantas medicinais
Escola Rural Municipal São Miguel De Itapará

Nenhum comentário:

Postar um comentário