quinta-feira, 3 de julho de 2014

COPAS:Surpresas e muita festa entre 2002 e 2010

Brasil pentacampeão, Itália tetracampeã e Espanha vencedora na edição mais alegre do campeonato

Com informações da Fifa.com

O ano de 2002 foi emocionante para a seleção Brasileira. Na Copa do Mundo da Coreia/Japão, as quartas-de-final tiveram seleções de cinco confederações diferentes, mas a decisão foi entre Alemanha e Brasil. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção brasileira conquistou seu quinto título mundial. Na final, Ronaldo Fenômeno, marcou os dois gols da vitória.
Esta foi a primeira edição do campeonato que aconteceu no continente asiático.
O Senegal foi a seleção estreante daquele ano, chegando as quartas de finais depois de derrotar seleções como França e Suécia. Entre as zebras, os Estados Unidos, a Coreia do Sul. Esta última chegou a disputar a semifinal contra os alemães. Já a Argentina foi outra seleção favorita que se despediu ainda na primeira fase. 
Um dos pontos mais interessantes dessa edição foi a festa das torcidas das seleções anfitriãs do evento: Coréia e Japão deram um show a parte.
A edição do ano de 2006 aconteceu na Alemanha e quem levou o título foi a Itália, alcançando assim seu tetracampeonato. Entre os nomes da equipe campeão estavam o goleiro Gianluigi Buffon, o capitão Fabio Cannavaro, Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso. A final foi decidida nos pênaltis, fazendo com que a Itália esquecesse o trauma de 1994.
Outros nomes também marcaram, e despontaram, nesta edição: o francês Zinedine Zidane que levou a Bola de Ouro pela sua atuação e também pela cabeçada que deu no italiano Marco Materazzi; e Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal, que foi um dos principais responsáveis pela chegada da seleção a semifinal.
Entre as estreantes, Costa do Marfim, Angola, Gana, Trinidad e Tobago e Ucrânia.
Ronaldo Fenômeno tornou-se neste ano o maior artilheiro da história da competição, mas mesmo assim a seleção brasileira decepcionou chegando apenas até as quartas-de-final.
Na penúltima edição da Copa do Mundo, em 2010, foi surpreendente e uma das mais festivas. Realizada pela primeira vez em solo africano, mais exatamente na África do Sul, o seleção campeã foi, pela primeira vez, a Espanha. A final foi contra a Holanda, a qual tirou o Brasil da disputa pela taça. Neste ano, a seleção canarinho foi comandada pelo ex-jogador, Dunga.
Um fato interessante é que nem mesmo a eliminação da seleção da África do Sul ainda na primeira fase, tirou a alegria dos torcedores que lotavam os estádios e trouxeram um novo instrumento para fazer barulho nas arquibancadas: as inesquecíveis vuvuzelas. Outro momento de emoção para os sul africanos foi a aparição de Nelson Mandela no Estádio Soccer City antes da final.
Um detalhe é que pela primeira vez todas as seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) passaram da fase de grupos: Chile, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O polvo Paul, foi outra atração a parte em 2010. O polvo acertou os oito palpites dos jogos da Copa.


Espanha: campeã de 2010
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário