terça-feira, 15 de julho de 2014

EM SALA: Atividade interdisciplinar une poesia, consumismo e meio ambiente

Cíntia Synderski e Colégio Estadual Trajano Grácia

            Com base nas reportagens "Dragagem do Rio das Antas terá início nos próximos dias" publicada na edição nº 1995, de 26 de fevereiro e "Conheça mais sobre Paulo Leminski" divulgada na edição nº 1996 de 28 de fevereiro, um trabalho interdisciplinar foi realizado com os 6º anos A e B do Colégio Estadual Trajano Grácia, unindo as disciplinas de Língua Portuguesa, sob responsabilidade das professoras Vera Lúcia Correia Setnarski e Adriane Teixeira Remes; a disciplina de Arte, ministradas pelas professoras Jussara Ivanski Ruppel e Edicleia Trojan; de Geografia, com a professora Adriane Borges; e Matemática sob a responsabilidade da professora  Eloisa Van Der Neut.
            Na disciplina de Geografia, além da leitura da reportagem sobre o Rio das Antas, foi realizada a localização geográfica do Rio a partir da visualização do mapa de redes hidrográficas da cidade de Irati. Então foram formadas equipes para debater a importância do Rio para a cidade, o porquê dele estar assoreado, além de discutir sobre as causas da poluição do Rio, dentre elas o lixo doméstico, a retirada da mata ciliar e as construções irregulares. Os próprios educandos levantaram possíveis soluções para os problemas apontados.
            Na sequência, os alunos elaboraram um jornal falado, onde como apresentadores,   informaram sobre a situação atual do Rio. Nesta atividade, com base em outras reportagens relacionadas ao meio ambiente da cidade de Irati, os alunos buscaram apresentar os fatos ocorridos em nosso município que geram danos ao meio-ambiente, como desmatamento, lixo doméstico jogado em local impróprio, dentre outros.
            Diante desses debates, foi levantada a questão do consumismo. Na disciplina de matemática, a professora Eloisa, trabalhou o consumismo na adolescência. O consumo em excesso também gera graves prejuízos ao meio ambiente e o  jovem é alvo fácil, pois tem a necessidade de se sentir aceito pelos seus amigos e sociedade, a partir  da aquisição de acessórios de tecnologia e roupas da moda.
            Para essa atividade, foram realizadas pesquisas nas propagandas e nos classificados sobre  os itens de maior querer dos adolescentes, seguido de um debate sobre o que trazemos para a casa durante as compras, que vai imediatamente para o lixo, como sacolas, embalagens, panfletos entre outros, além do próprio produto, que muitas vezes é descartado depois de pouco tempo de uso. Com esses itens, foi montado um mural para informar e conscientizar os demais jovens e adolescente do Colégio.
            Com o 6º ano B, a professora Adriane, na disciplina de Língua Portuguesa evidenciou as poesias concretas de Leminski. Os educandos conheceram um pouco mais da biografia do poeta a partir da reportagem: "Paulo Leminski, um poeta paranaense", da mesma edição do jornal e analisaram algumas de suas poesias concretas, que relacionam o tema com a sua estética visual.
            Como resultado, os educandos criaram seus próprios poemas concretos, com a ajuda da professora Edicleia, da disciplina de Arte, como um apelo a população iratiense no zelo e cuidado com a nossa cidade.
            Já no 6º ano A, a professora Vera utilizou a reportagem "Conheça mais sobre Paulo Leminski" para que os alunos tivessem um primeiro contato com o autor e sua história. Na sequência, foram escolhidos alguns poemas como "A Lua foi ao cinema", "Profissão de febre" e "Razão de ser", que foram lidos, interpretados e declamados em sala de aula dando oportunidade a novas criações, as quais foram compartilhadas com os demais colegas da classe. Como continuidade do trabalho, na disciplina de Arte, sob a responsabilidade da professora Jussara faram realizadas ilustrações tendo por base os poemas criados pelos alunos.
            Através do trabalho interdisciplinar, os professores e alunos trabalharam os temas meio-ambiente, consumismo e poesias, com base em matérias publicadas no jornal. Essa interdisciplinaridade, é vista como algo de extrema relevância para o aprendizado do educando, pois proporciona que o mesmo observa um assunto sob diferentes ângulos, passando a analisar criticamente os temas e problemas enfrentados no mundo contemporâneo e busque soluções. De acordo com o relato dos professores, a dinâmica oportunizou momentos de interação, conhecimento e reprodução, além de desenvolver a leitura, oralidade e valorização do jornal escrito como forma de conhecimento e lazer.

6º ano A, em leitura ao ar livre

Foto: Colégio Estadual Trajano Grácia


6º ano B, apresentando Jornal Falado

Foto: Colégio Estadual Trajano Grácia



Trabalho de aluno do 6º ano A

Foto: Colégio Estadual Trajano Grácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário