Cíntia Synderski e Colégio
Estadual Trajano Grácia
Com
base nas reportagens "Dragagem do Rio das Antas terá início nos próximos
dias" publicada na edição nº 1995, de 26 de fevereiro e "Conheça mais
sobre Paulo Leminski" divulgada na edição nº 1996 de 28 de fevereiro, um
trabalho interdisciplinar foi realizado com os 6º anos A e B do Colégio
Estadual Trajano Grácia, unindo as disciplinas de Língua Portuguesa, sob
responsabilidade das professoras Vera Lúcia Correia Setnarski e Adriane
Teixeira Remes; a disciplina de Arte, ministradas pelas professoras Jussara
Ivanski Ruppel e Edicleia Trojan; de Geografia, com a professora Adriane
Borges; e Matemática sob a responsabilidade da professora Eloisa Van Der Neut.
Na
disciplina de Geografia, além da leitura da reportagem sobre o Rio das Antas,
foi realizada a localização geográfica do Rio a partir da visualização do mapa
de redes hidrográficas da cidade de Irati. Então foram formadas equipes para
debater a importância do Rio para a cidade, o porquê dele estar assoreado, além
de discutir sobre as causas da poluição do Rio, dentre elas o lixo doméstico, a
retirada da mata ciliar e as construções irregulares. Os próprios educandos
levantaram possíveis soluções para os problemas apontados.
Na
sequência, os alunos elaboraram um jornal falado, onde como
apresentadores, informaram sobre a
situação atual do Rio. Nesta atividade, com base em outras reportagens
relacionadas ao meio ambiente da cidade de Irati, os alunos buscaram apresentar
os fatos ocorridos em nosso município que geram danos ao meio-ambiente, como
desmatamento, lixo doméstico jogado em local impróprio, dentre outros.
Diante
desses debates, foi levantada a questão do consumismo. Na disciplina de
matemática, a professora Eloisa, trabalhou o consumismo na adolescência. O
consumo em excesso também gera graves prejuízos ao meio ambiente e o jovem é alvo fácil, pois tem a necessidade de
se sentir aceito pelos seus amigos e sociedade, a partir da aquisição de acessórios de tecnologia e
roupas da moda.
Para
essa atividade, foram realizadas pesquisas nas propagandas e nos classificados
sobre os itens de maior querer dos
adolescentes, seguido de um debate sobre o que trazemos para a casa durante as
compras, que vai imediatamente para o lixo, como sacolas, embalagens, panfletos
entre outros, além do próprio produto, que muitas vezes é descartado depois de
pouco tempo de uso. Com esses itens, foi montado um mural para informar e
conscientizar os demais jovens e adolescente do Colégio.
Com
o 6º ano B, a professora Adriane, na disciplina de Língua Portuguesa evidenciou
as poesias concretas de Leminski. Os educandos conheceram um pouco mais da
biografia do poeta a partir da reportagem: "Paulo Leminski, um poeta
paranaense", da mesma edição do jornal e analisaram algumas de suas
poesias concretas, que relacionam o tema com a sua estética visual.
Como
resultado, os educandos criaram seus próprios poemas concretos, com a ajuda da
professora Edicleia, da disciplina de Arte, como um apelo a população iratiense
no zelo e cuidado com a nossa cidade.
Já
no 6º ano A, a professora Vera utilizou a reportagem "Conheça mais sobre
Paulo Leminski" para que os alunos tivessem um primeiro contato com o
autor e sua história. Na sequência, foram escolhidos alguns poemas como "A
Lua foi ao cinema", "Profissão de febre" e "Razão de
ser", que foram lidos, interpretados e declamados em sala de aula dando
oportunidade a novas criações, as quais foram compartilhadas com os demais
colegas da classe. Como continuidade do trabalho, na disciplina de Arte, sob a
responsabilidade da professora Jussara faram realizadas ilustrações tendo por
base os poemas criados pelos alunos.
Através
do trabalho interdisciplinar, os professores e alunos trabalharam os temas
meio-ambiente, consumismo e poesias, com base em matérias publicadas no jornal.
Essa interdisciplinaridade, é vista como algo de extrema relevância para o
aprendizado do educando, pois proporciona que o mesmo observa um assunto sob
diferentes ângulos, passando a analisar criticamente os temas e problemas
enfrentados no mundo contemporâneo e busque soluções. De acordo com o relato
dos professores, a dinâmica oportunizou momentos de interação, conhecimento e
reprodução, além de desenvolver a leitura, oralidade e valorização do jornal
escrito como forma de conhecimento e lazer.
6º ano A, em leitura ao ar livre
Foto: Colégio Estadual Trajano Grácia
6º ano B, apresentando Jornal Falado
Foto: Colégio Estadual Trajano Grácia
Trabalho de aluno do 6º ano A
Foto: Colégio Estadual Trajano
Grácia
Nenhum comentário:
Postar um comentário