segunda-feira, 14 de julho de 2014

LIVROS: Possibilidade de ultrapassar as paredes da Escola

Cíntia Synderski e Escola Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon

Buscando usufruir dos benefícios que o jornal e a leitura oferecem tanto para alunos, quanto para pais e professores, o Projeto "Folha na Escola" tem continuidade na Escola Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon Pinto.  Semanalmente, durante uma hora aula, os alunos dos 6º anos leem o jornal, comentam os textos e expõem suas opiniões. A leitura deste material serve de ponto de referência para a correção na produção de textos, além de ajudar o aluno a entender que pode ser fonte de informação, de prazer e de conhecimento. Também compreende-se que através dele pode-se discutir a questão ética nas informações que transmite, nas versões que dão aos fatos.
A escola pode e deve ser o espaço no qual, a convivência com a leitura acontece de fato, permitindo o contato com os autores e estilos diversos. Por isso, as reportagens escolhidas pelos alunos para realizarem as atividades foram: o artigo "Livros" de Dagoberto Waydzik, publicado na editoria Folha Opinião nº 2000, de 19 de março de 2014; e a matéria  "ANAPCI terá lançamento de livro no sábado 22", publicada na edição de nº 2001, de 21 de março de 2014.
A escolha do tema aconteceu em função de  produções de textos que estão sendo feitas para seleção e organização de um livro, sob a orientação da professora Lia Sandra Lourenço de Souza, da disciplina de Língua Portuguesa, cujos autores são os próprios alunos. O referido projeto vem sendo desenvolvido há alguns anos, e as crianças sentem-se motivadas com relação à leitura, sobretudo quando apresentam os resultados aos pais e familiares. As histórias foram contadas ou vivenciadas por alguém que conhecem e com que convivem no Bairro Lagoa, onde se localiza a escola.
Para a atividade, após a leitura das reportagens, foi realizada uma pesquisa na internet sobre curiosidades dos livros. Os alunos demonstraram grande interesse na realização das atividades e após a conclusão, fizeram uma exposição nas salas de aula da Escola.
Além disso, com o apoio da direção e da equipe pedagógica da escola foi realizada uma visita à Biblioteca Pública Municipal, onde os alunos entrevistaram Leila Célia Wodomos, funcionária do local, que explicou como são feitos os registros, empréstimos de livros, quais são as obras mais lidas, mais antigas, e como se dá confecção de carteirinhas. Leila ainda expôs aos alunos a importância da leitura e de adquirirmos tal hábito, pois "através da leitura você viaja, adquire conhecimento e ninguém tira isso da gente, ele fica guardado na nossa mente", disse a funcionária.
Os alunos ficaram encantados com o acervo literário disponível na Biblioteca Municipal. Na escola, os livros estão acomodados em uma sala de aula, com o laboratório de informática, onde o atendimento é feito pela professora Marta Pires, que também foi entrevistada pelos alunos. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e apresentadas aos demais alunos e professores da escola.
Ainda na disciplina de Língua Portuguesa, foram produzidos poemas e charges referentes ao tema, e também está sendo feita a leitura coletiva do livro "Odisséia", obra clássica adaptada por Ruth Rocha. Como parte do projeto desenvolvido pela escola, o escritor João Maria da Silva foi convidado para contar sobre sua experiência com os livros.
Na disciplina de Arte, a professora Marina Bartiechen Lau trabalhou ilustrações, mostrando o quanto estas são importantes na parte estética de um livro. Nas outras disciplinas, os professores colaboram constantemente incentivando atividades com o jornal.
Homenagem
E, conforme nos diz Rubem Braga "e no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste". Nesta última semana, perdemos um grande escritor iratiense, o Professor José Maria Orreda, e os alunos da escola Luiza Rosa não deixaram de prestar suas homenagens ao homem que considerava a leitura como possibilidade de viajar para outros mundos.

Poema: O Livro
(Luis Gustavo Jonson - 6º A )

O livro é um grande amigo
Nunca me deixa sozinho
Heróis, vilões, companheiros,
Estão sempre comigo.

Com ele é possível viajar
Por lugares bem distantes
Conhecer terras, céus e mares
Sem sair do lugar.

É uma caixinha de surpresas
Leio, choro, me divirto
Vivo grandes emoções.
Me traz alegrias e belezas...




Fotos: Escola Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon


Nenhum comentário:

Postar um comentário