quinta-feira, 10 de julho de 2014

PROJETO: Alunos recontam a história da Escola Estadual João de Mattos Pessôa

Cíntia Synderski e Escola Estadual João de Mattos Pessoa

A partir da matéria "Faltam vagas em Irati" publicada na edição nº 1998 do dia 07 de março, que relata a falta de vagas que nossa cidade enfrenta nas escolas de educação infantil, um trabalho de reflexão foi realizado com os alunos do 6º ano da Escola Estadual João de Mattos Pessôa ressaltando a importância histórica da escola. O interesse em permanecer nesse estabelecimento também foi abordada, além de destacar as necessidades que a escola supre na vida de cada aluno e como aproveitar ao máximo o que ela pode ofertar.
Além dessa atividade reflexiva, também foi tema o conteúdo referente a linguagem verbal e não verbal como meio de expressão, visto a importância de compreender não somente através da fala ou da escrita, mas também da linguagem não verbal. Como base para essa discussão, foi utilizada a charge publicada no dia 11 de fevereiro, na página 02, que faz uma critica ao Brasil.
A charge em questão aborda os investimentos mal aplicados e critica o governo, podendo também ser frisado o descaso com a Educação e com a população. Relacionando os temas propostos, foi realizada a leitura em conjunto do histórico da escola bem como os relatos dos alunos sobre a escola Plínio que, segundo os mesmos, fez parte por muito tempo do Grupo Escolar João de Mattos Pessôa. Foi através dessa abordagem que os alunos foram instigados a conversar com seus familiares e ter uma noção de como era a educação em nosso bairro há alguns anos atrás.
Como resultado dessa explanação, os alunos produziram cartazes e desenhos com base na história e importância do colégio nas suas vidas.

A Escola
            Foi com a fundação do 15º Distrito Rodoviário em Irati, que os funcionários residindo próximo a ele, tiveram a necessidade de uma escola que atendesse aos seus filhos, visto que, a mais próxima ficava a cerca de um quilômetro. Por isso foi que o engenheiro chefe do 15º Distrito Rodoviário, na época o Dr. Plínio Anciutti Pessôa, tomou a iniciativa de construir uma escola nas dependências do distrito.
No início, pretendia-se que a escola atendesse somente aos filhos dos funcionários, mas isto tornou-se impossível, pois as professoras seriam nomeadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Já no final de 1962, estava pronta a escola, construída pelos funcionários do D.E.R. O seu primeiro nome foi GEDEQUIN (Grupo Escolar do Décimo Quinto). Este nome foi usado interinamente, não se sabe porque não foi aceito pela SEED que a denominou "Escola Primária do D.E.R.". A instituição começou a funcionar em fevereiro de 1963.
Com o número crescente de alunos, o grupo passou à Casa Escolar, com o nome de João de Mattos Pessoa, sendo criada pelo decreto nº 15.534, de 27de julho de 1964. O nome foi uma homenagem a João de Mattos Pessôa, progenitor de Plínio Anciutti Pessoa.
            Com o decorrer dos anos, foi aumentando cada vez mais o número de alunos e então foi possível a transferência de "Casa Escolar" para "Grupo Escolar" sendo criado pelo decreto nº 2258 de 13 de agosto de 1966.
Com a implantação da Lei nº 5692/71, a escola passou a denominar-se Escola Estadual João de Mattos Pessoa - Ensino de 1º Grau.

A Nova Escola
            Com o decorrer dos anos, ocorreram mudanças na chefia do D.E.R. e alguns já não demonstravam empenho em manter a escola vinculada ao D.E.R., querendo a sua transferência daquele local.
Foram anos de luta da APM, juntamente com os funcionários da escola e do Núcleo Regional de Educação para aprovação da construção da nova escola. Felizmente, foi concretizado aquilo que se esperava: a nova escola seria construída a poucas quadras da antiga. 
Em 15 de julho de 1991, houve a inauguração das novas instalações da Escola Estadual João de Mattos Pessoa, situada à Rua Leonardo Bora s/n.º.

Separação das Escolas no mesmo endereço
            Até o ano de 1996, as atividades de ensino de 1ª a 4ª série da Escola Estadual João de Mattos Pessôa, eram mantidas pelo Governo do Estado. A partir de 02/10/97, pela resolução 4525/97, o ensino de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental passou a ser mantida pelo governo municipal, passando a ser denominada Escola Municipal Padre Sebastião Mendes. Então, a partir de 1997, funcionam duas escolas no mesmo prédio, Colégio Estadual João de Mattos Pessôa - Ensino Fundamental e Médio e, Escola Municipal Padre Sebastião Mendes - Ensino Fundamental.

Separação do espaço físico
            Em 2007 a Escola Municipal Padre Sebastião Mendes - Ensino Fundamental separou-se fisicamente do Colégio Estadual João de Mattos Pessôa - Ensino Fundamental e Médio situado no endereço à Rua Leonardo Bora, passando a funcionar em novo espaço físico à Rua Avenida Abib Mansur, 85, no bairro DER sob uma nova denominação: Escola Municipal Plínio Anciutti Pessôa - Ensino Fundamental.
Assim a partir do ano de 2007 passou a funcionar no endereço Rua Leonardo Bora, 140 apenas o Colégio Estadual João de Mattos Pessôa - Ensino Fundamental e Médio


 Cartazes foram elaborados a partir da discussão sobre a Escola

Foto: Escola Estadual João de Mattos Pessôa



Um dos desenhos produzidos pelos alunos
Foto: Escola Estadual João de Mattos Pessôa


Nenhum comentário:

Postar um comentário