sexta-feira, 11 de julho de 2014

CIDADANIA: Alunos debatem e opinam sobre o Trânsito

Cíntia Synderski e Colégio Estadual São Vicente de Paulo

            Os alunos do 6º ano A do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, sob a orientação do Professor Luciano Ditzel, na disciplina de Língua Portuguesa realizaram a atividade intitulada: "Instigando os alunos ao debate". Como base para a atividade, foi utilizada a matéria "Carro Capota e vai parar no terreno do Centro Cultural", publicada na Folha de Irati, nº 2000, de 19 de março de 2014.
            O objetivo foi a troca de opiniões, e de levar os alunos a debater sobre o tema "Violência no trânsito", a fim de desenvolver a criticidade dos mesmos.
            Durante o desenvolvimento da aula, ficou claro como os alunos conhecem o tema e como tem algo a dizer sobre o mesmo. Exemplo disso foi que todos tiveram algo a falar sobre o comportamento das pessoas, condutores e pedestres, nas ruas de Irati.
            Várias foram as questões e problemas relacionados ao trânsito iratiense levantadas pelos alunos, que relataram situações pelas quais passaram ou observaram que demonstram a falta de respeito e educação nas vias de nossa cidade.
            Entre essas dificuldades foram elencadas o desrespeito aos pedestres que tentam cruzar as ruas pelas faixas destinadas a eles, onde alguns alunos comentaram que foram xingados ao tentar passar pela faixa. Outro já destacou que um veículo parou para que ele realizasse a travessia, mas dois carros que vinham atrás desviaram o da frente e o aluno quase foi atropelado.
             Foram também ressaltadas questões como excesso de velocidade; veículos que passam nos semáforos quando esses estão com o sinal vermelho; condutores fazendo uso de bebidas alcoólicas, sendo destacado por um dos alunos que já viu motoristas tomando cerveja e depois  jogando a lata na rua; motociclistas que ultrapassam pela direita; ciclistas na contra-mão; a não utilização do "pisca"; pedestres que atravessam fora da faixa; uso de celular ao dirigir, onde praticamente todos os alunos contaram viram alguma vez um motorista utilizando o aparelho enquanto dirigia; e também a falta de uso do cinto de segurança.
            Além de comentarem a respeito do que veem nas ruas, os alunos também foram levados a pensar e debater sobre o comportamento dos estudantes durante o transporte escolar. Várias foram as colaborações citando desde a falta de respeito com as pessoas na rua, assim como com os motoristas dos ônibus em que estão.
            O professor Luciano solicitou que eles resumissem em algumas palavras o que leva condutores e pedestres, inclusive alunos em uso dos ônibus, a agirem dessa forma, expondo em risco a própria vida e a dos outros. Como resposta, o professor obteve dos alunos os seguintes apontamentos: falta de educação, de respeito e falta de gentileza.
            O tema em questão foi tão amplo, que o professor retomou o assunto em outro dia, coletando as opiniões da classe a respeito de uma possível melhora do comportamento das pessoas no trânsito. Os alunos apontaram que para melhorar é preciso: "Ter respeito com quem está do lado de fora do carro"; "É necessário respeito e educação, o ser humano é inteligente para entender e cumprir essas duas ações"; "Paciência"; "Atenção"; "Não coloque a sua vida e a do outro em risco, tenha muita atenção"; "Respeito, moderação, compreensão, educação e gentileza".



Leitura, debate e reflexão permearam a atividade que teve como tema o trânsito
Fotos:Colégio Estadual São Vicente de Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário