sexta-feira, 18 de julho de 2014

MEIO AMBIENTE: Alunos analisam e refletem sobre o valor da água

Cíntia Synderski e Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar

Uma atividade interdisciplinar envolvendo o tema água, foi a escolhida pelos alunos e professores do Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar para trabalhar a Folha de Irati em sala de aula. Foi trabalhado nas disciplinas de Português, História, Geografia, Matemática, Ciências e Arte o tema Água. A escolha se deu pela matéria "Exposição 'Água' segue até o dia 29 na Casa da Cultura", veiculada na edição nº 2000 do dia 19 de março e também por se comemorar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março.
Os alunos do 6º A e professores se apropriaram do conteúdo para desenvolver diversas atividades em sala de aula e também fora dela enfatizando este tema, destacando que o problema com a água já começa a afligir a humanidade e se alguns hábitos não forem mudados, futuramente os problemas se agravarão. O jornal serviu como inspiração para o desenvolvimento de todo trabalho.
Na disciplina de Português, foi realizada a leitura do texto presente na Folha e de outros que abordavam o assunto. Posteriormente foram produzidas diversas poesias sobre a água ressaltando a preservação, importância e o dever do cidadão em cuidá-la.
Dentro da atividade, os alunos visitaram a cachoeira de Itapará, que fica próxima à escola juntamente com a professora da disciplina de História com o objetivo de averiguar o estado em que se encontra a água neste local. Lá também puderam analisar os pontos positivos e negativos em relação às margens e nascentes dos rios. Em sala de aula, os alunos ouviram e refletiram a carta de 2070 que relata a possível situação do planeta neste ano.
Na disciplina de Geografia, o professor conversou com os alunos sobre a água que tem  fundamental importância para a vida de todas as espécies, destacando que resta uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas, e que sem a água não poderíamos sobreviver.
Diante do conteúdo desenvolvido com os alunos em sala de aula, foi proposto que eles realizassem uma produção de texto sobre a Conscientização em Economizar Água.
Na disciplina de Ciências, a professora trabalhou com a música: Economizar água, da Turma da Mônica ressaltando a utilização adequada da água, evitando desperdício. Na disciplina de Artes, foram confeccionados panfletos para serem distribuídos na comunidade, com sugestões de como evitar o desperdício de água nas casas.
Na disciplina de matemática, foram trabalhados gráficos que exemplificam o desperdício de água e também permitiu conhecer onde ela é mais e menos desperdiçada.
De forma geral, buscou-se trabalhar o tema  através da interdisciplinaridade, de maneira diversificada visando a conscientização dos alunos sobre a Água e usando como base o jornal Folha de Irati através da leitura de seu conteúdo.


 Alunos mostram gráficos produzidos em sala
Foto: Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar


 Matemática foi uma das disciplinas envolvidas na atividade

Foto: Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar


 Trabalhos foram expostos em um mural
Foto: Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar


A cachoeira do Itapará, que fica próxima a escola, foi o local 
escolhido para os alunos observarem a situação da água
Foto: Colégio Estadual Pe. Pedro Baltzar






Nenhum comentário:

Postar um comentário