sábado, 26 de julho de 2014

PARTICIPAÇÃO: Folha na Escola auxilia projeto desenvolvido na escola

Nosso Futuro visa a erradicação do trabalho infantil

Cíntia Synderski e Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini

Através do projeto Folha na Escola, os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini, no município de Irati, realizaram a leitura da reportagem "Assistência social desenvolve Campanha contra o Trabalho Infantil", publicada na Folha de Irati, edição 2009 do dia 17 de abril.
Com a leitura, foi constatado uma aproximação do tema abordado na matéria com trabalhos desenvolvidos com as crianças da educação infantil que participam do " Projeto Nosso Futuro" realizado na escola. Nele é desenvolvido um trabalho voltado a erradicação do trabalho infantil, oferecendo oficinas de esporte, informática e leitura aos alunos da área rural.
Utilizando a oficina da leitura do Projeto Nosso Futuro, foi proporcionado que os alunos tenham acesso ao jornal, o qual possibilitou momentos de descontração e lazer, e também a oportunidade de abordar os mais diferentes temas, sendo que um deles foi o que mais chamou atenção dos estudantes por fazer parte de seu cotidiano. Dentro dessa oficina, além da leitura, os alunos compuseram poemas sobre o tema e também ilustrações.
A partir deste trabalho com os alunos, os professores puderam observar o entusiasmo que eles tiveram ao terem contato com a reportagem que, além de contribuir para ampliar o hábito da leitura, trouxe informação e maior interação entre eles, possibilitando troca de opiniões e a formação da criticidade.

Nosso Futuro
As oficinas do projeto acontecem nas dependências da escola, e a proposta consiste em oferecer atividades extra classe em contra turno dos alunos, sendo estas turmas formadas basicamente por filhos de produtores rurais, assim busca-se evitar que em seu tempo livre acabem trabalhando.
Esse projeto tem como objetivo viabilizar e garantir o acesso de crianças residentes no meio rural à construção do conhecimento, por meio de práticas educativas, entre elas a leitura de jornais, livros, revistas, acesso à internet, habilidades artísticas, manuais e esportivas, as quais contribuem para o seu desenvolvimento e aprendizado escolar.
As pessoas envolvidas neste projeto são professores, monitores, alunos, funcionários da escola e pais. Em cada oficina há um monitor que auxilia os participantes nas resoluções das tarefas.

Oficinas
Na oficina de informática, todos aprendem a lidar com os recursos que ela oferece, e muitos ficam emocionados por poderem utilizar esta máquina, pois no meio rural seu acesso ainda é restrito.
Na oficina de esportes são realizadas práticas esportivas, votadas para melhor qualidade de vida, lazer e interação social.
Já na oficina de leitura são oportunizados momentos voltados à arte, cultura e formação do cidadão, desenvolvendo e estimulando as mais diferentes áreas do saber e fazer humano, promovendo assim o desenvolvimento pleno da cidadania.

 Ilustrações e leitura na oficina de informática
Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini


 O jornal chegou até a oficina de esportes
Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini


 Poema produzido pelos alunos
Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini.


Na oficina de leitura, a Folha de Irati foi o item principal
Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini


Nenhum comentário:

Postar um comentário