quinta-feira, 24 de julho de 2014

CULTURA: Levantamento cultural familiar é base para trabalho

A partir da leitura do jornal, alunos conhecem melhor sua etnia

Cíntia Synderski e Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki

Com base na reportagem "Ivan Kupalo é homenageado pela Assembléia Legislativa", publicada na edição 40, nº 2009, de 17 de abril de 2014, do jornal Folha de Irati, a professora Josnéia Aparecida Marcondes Beloni, juntamente com os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, de Guamirim, realizaram um levantamento referente à descendência dos alunos da referida turma.
Depois de realizar a leitura da reportagem, a professora percebeu que uma inquietação tomou conta da classe. Essa foi motivada pelo fato de que muitos alunos não são descendentes de ucranianos, mas sim, de outras etnias, porém não sabiam exatamente qual seria.
Este foi o ponto de partida que motivou a proposta uma pesquisa, cujo objetivo era entender a imigração como parte do processo de transformação ocorrido no Brasil, em especial na região de Irati,utilizando o conhecimento dos fatos sociais familiares para compreender a sociedade atual.
A atividade consistiu em fazer um breve resgate das etnias culturais que formaram o Paraná, em particular, a cidade de Irati que conta com visível mescla de etnias, entre elas alemã, italiana, holandesa, polonesa e a ucraniana, o que torna essa região farta de múltiplas culturas.
A partir de uma pesquisa feita pelos alunos com seus familiares, foi possível fazer um levantamento étnico familiar da turma do 5º ano. O resultado dessa pesquisa foi significativo, além de proporcionar um trabalho extraclasse, os alunos puderam saber um pouco mais de sua própria história, em que foi averiguada a origem de cada sobrenome, a localização no mapa de cada país levantado por eles.  Foram realizados também, tabelas e gráficos das etnias presentes na sala de aula.

A professora Josnéia destaca que os alunos tiveram muito interesse pela leitura da reportagem, assim como dos trabalhos realizados com seus familiares e em sala de aula.


Estudantes leem a Folha de Irati na Casa da Leitura
Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki



Alunos localizam no mapa, os países de origem dos imigrantes
Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki

Nenhum comentário:

Postar um comentário