segunda-feira, 7 de julho de 2014

MEIO AMBIENTE: Alunos debatem sobre destinação do lixo

Sugestões e relatos foram os principais ingredientes de atividade
Cíntia Synderski e Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima

Com base na reportagem "Cidadãos podem procurar o Procon", publicada  na edição 1994, de 21 de fevereiro, da Folha de Irati, que trata de problemas com a coleta de lixo, os alunos dos 6° anos do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima analisaram através de um trabalho interdisciplinar a questão do lixo focando no destino dado aos detritos em suas comunidades.
Durante explicação e debate nas aulas de Geografia, a professora Luciane Wynnek trabalhou também os problemas de contaminação das águas dos rios pelo lixo, destacando que quando o mesmo não é coletado de forma adequada, acaba tendo outros destinos, modificando por completo determinadas paisagens.
Já na disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Idana Cristina Menon, os alunos foram orientados a produzirem uma enquete sobre o assunto e perguntaram a pais, vizinhos e comunidade em geral, sobre a satisfação com a coleta do lixo e o destino dado ao mesmo. Também realizaram entrevistas, citando sugestões propostas pelos moradores. Através da análise e socialização ao grupo, as respostas foram próximas. Entre os pontos ressaltados está a de que o lixo orgânico é enterrado pare se produzir adubo ou dado aos animais da propriedade. Papéis, plásticos e até metais são queimados, sendo essa prática destaca pelos próprios alunos mostrando a falta de conscientização e, consequentemente em alguns casos, a falta de alternativas.
Além disso, algumas sugestões foram propostas, como a organização dos moradores em agrupar todo o lixo. Mas para que esta ação tenha sucesso há necessidade  da coleta pelo caminhão da prefeitura pelo menos uma vez ao mês, em um ponto específico nas comunidades mais distantes,onde o caminhão não chega. Também foi sugerido um convênio com algum ferro velho que se dispusesse a buscar o lixo reciclável.
Para trabalhar a importância da reciclagem, a professora Adriana na disciplina de artes, produziu juntamente com os estudantes, vasos de caixinhas de leite que servirão de enfeite para a própria escola.

Exemplo
Dentro do tema de reaproveitamento, os professores ressaltam o trabalho de Silvio Dombrovski, pai de um dos alunos, que confecciona artesanatos de pneus, sendo esta uma boa alternativa para o reaproveitamento deste material e também fonte de renda para a família.



Depois da leitura da matéria foram realizados debates e enquete sobre 
a destinação do lixo
Foto:Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima


Mostrando a importância da reciclagem, vasos de caixa de leite foram 
confeccionados na disciplina de artes
Foto:Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima


 Dentro do tema trabalhado há um exemplo de reciclagem de pneus. 
O artesanato é feito pelo pai de um dos alunos
Foto:Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário