quinta-feira, 17 de julho de 2014

ANÁLISE: Em sala, propaganda é discutida

Cíntia Synderski e Escola Estadual Nossa Senhora das Graças
                                                                                   
O jornal é uma das mídias que possui uma variada gama de gêneros textuais que podem ser trabalhados em sala de aula. Exemplo disso, foi a atividade desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Simone Maria Melnik. Ela utilizou a edição do jornal Folha de Irati, nº 1997, do  dia  7 de março, realizando a leitura e usando os anúncios publicitários encontrados nesta edição para a realização de atividades abordando o gênero discursivo propaganda.
No desenvolver das atividades os alunos foram instigados, a partir da leitura do jornal, especificamente dos anúncios, a produzir propagandas confeccionadas em cartazes e depois expostas na escola para que os demais colegas, funcionários e pais pudessem visualizar e conhecer o trabalho.
De acordo com a professora, o conteúdo  foi apresentado em detalhes, sendo abordado vários  elementos pertencentes ao bom uso da  Língua Portuguesa como gramática, pontuação, substantivos próprios, conectivos, coesão, coerência, regência nominal e verbal, e persuasão. Foram também esclarecidas muitas dúvidas sobre os elementos principais do gênero discursivo trabalhado. Além da leitura realizada, os alunos tiveram que interpretar e compreender o gênero  em questão para que a produção textual pudesse ser realizada com sucesso.
A produção realizada teve um resultado gratificante, tanto para ela quanto para os alunos, pois estes  participaram  com entusiasmo e a aprendizagem aconteceu de forma espontânea. Percebe-se aí a importância do  trabalho diferenciado em sala de aula e a contribuição dos meios de comunicação, como a Folha de Irati, para a realização e o alcance desses objetivos.




A propaganda foi o item escolhido para o desenvolvimento da atividade. 
Depois de confeccionados, os cartazes foram expostos em um mural
Fotos: Escola Estadual Nossa Senhora das Graças

Nenhum comentário:

Postar um comentário