Além da conscientização, os frutos
e seu sabor também fizeram parte da atividade
Cíntia Synderski e Escola Rural Municipal Linha Pinho
Com a atividade denominada de “Conhecimentos sobre as araucárias”, os
alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Linha Pinho sob a orientação da
professora Agda Priscila Jonson Borges, trabalharam em sala o Jornal Folha de
Irati, edição nº 2.009. Especificamente
a matéria feita pelo repórter Gilson Leveovix, serviu de base para o trabalho.
Ela traz informações sobre a liberação da venda de pinhão no município, bem
como a informação de que Irati é a segunda maior produtora deste fruto no Estado do Paraná.
Depois de realizada a leitura,
foram desenvolvidas reflexões e atividades sobre o tema, levando os alunos a pensar
sobre a ameaça de extinção das araucárias no Estado do Paraná.
PINHÃO LIBERADO
Entre as
reflexões feitas com os alunos, estava a de que muitos pensam que se forem respeitadas
as leis do IAP e os frutos somente utilizados na época certa não haverá
problema, pois cada vendedor tem consciência de que se não proteger as
araucárias não terão fruto e renda no próximo ano. Além disso, trechos da
matéria também serviram para esse pensamento, sendo eles: “De acordo com o IAP
em nota a imprensa a proibição se da para garantir a reprodução da araucária,
árvore que está ameaçada de extinção” e “Segundo a justificativa, é o período
em ocorre a proliferação da araucária e o fruto serve como alimento para
diversas espécies da fauna. Dessa forma, garantimos a continuidade de sua
existência e também podemos saborear os nossos pratos típicos nessa época.”
Depois de refletir e utilizando o texto do jornal, foram desenvolvidas atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, História e Geografia, pois o assunto permite o desenvolvimento de vários conteúdos. Nas disciplinas de História e Geografia, foi estudado sobre a cobertura vegetal do Estado do Paraná no século XIX e como esta agora, permitindo que os alunos notem que houve uma grande diminuição desta cobertura. Dentro dessa diminuição estão as araucárias que, por causa do seu grande valor econômico, foram bastante destruídas.
A partir disso, foram iniciadas as atividades buscando a conscientização
da utilização da Araucária, sendo produzidos cartazes que ficaram expostos na
escola para que todos pudessem ler e tornarem-se mais um semeador na
conscientização da proteção das araucárias, pois se cada aluno crescer com o
pensamento de que dependemos da natureza para viver bem, com certeza mais uma
arvore será plantada.
Leitura da reportagem foi o primeiro passo para a atividade
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